Banhos de Mamãe Oxum.
Banhos na vibração da Orixá Oxum
Banho de Oxum
Um punhado das seguintes ervas:
– alfazema
– rosa branca
– rosa amarela
– camomila –
manjericão miúdo
Colocar 5 litros de água para ferver, assim que a água entrar em ebulição, adicione as ervas mexendo com uma colher no sentido horário, tampe a panela e desligue o fogo, mantendo abafado por 4 horas. Coe para um balde e adicione mais água do chuveiro, após o banho normal, jogue desde a cabeça aos pés, fazendo seus pedidos à Oxum. Jogue o resto das ervas em um jardim.
Banho de atração de Oxum
Um punhado das seguintes ervas:
– calendula –
alfazema ( flores)
– rosa amarela
– macela
– macaçá
– jasmim ( flores)
– rosa branca
Colocar 5 litros de água para ferver, assim que a água entrar em ebulição, adicione as ervas mexendo com uma colher no sentido horário, tampe a panela e desligue o fogo, mantendo abafado por 4 horas
. Coe para um balde e adicione mais água do chuveiro, após o banho normal, jogue desde a cabeça aos pés, fazendo seus pedidos à Oxum.
Jogue o resto das ervas em um jardim.
Banho de firmeza para filhos de Oxum ( limpeza energética, energização, atrativo do amor)
Um punhado das seguintes ervas:
– colonia
– rosa amarela ( pétalas)
– 5 moedas douradas ( bem lavadas )
– macaçá
– jasmim
– macela – macela
– alfazema
– calendula – aniz estrelado
– melissa
– água de flor de laranjeira ( comprar em casas de artigos religiosos)
– água de rosas ( comprar em casa de artigo religioso) – água de melissa ( comprar em casa de artigos religiosos) Colocar 5 litros de água para ferver, assim que a água entrar em ebulição, adicione as ervas mexendo com uma colher no sentido horário, tampe a panela e desligue o fogo, mantendo abafado por 8 horas.
Coe para um balde e adicione mais água do chuveiro e as águas perfumadas ( laranjeira, rosas e melissa )
após o banho normal, jogue desde a cabeça aos pés, fazendo seus pedidos à Oxum.
Jogue o resto das ervas em um jardim.
Banho da prosperidade Oxum
Ingredientes:
5 girassóis ( flores)
pétalas de 5 rosas amarelas
5 moedas douradas ( lavadas )
colheres de sopa de erva doce ( sementes usadas para chá)
5 aniz estrelados
– 5 colheres de chá de açúcar
Colocar 5 litros de água para ferver, assim que a água entrar em ebulição, adicione todos os ingredientes mexendo com uma colher no sentido horário, tampe a panela e desligue o fogo, mantendo abafado por 8 horas.
Coe para um balde e adicione mais água do chuveiro e após o banho normal, jogue desde a cabeça aos pés, fazendo seus pedidos à Oxum.
Jogue o resto das ervas em um jardim, guarde as moedas em um saquinho amarelo como amuleto.
Banho de Oxum
Um punhado das seguintes ervas:
– alfavaca
– alfazema
– manjericão miúdo
– manjerona
– melissa
Em um balde limpo, adicione 5 litros de água, coloque as ervas e macere bem até que as ervas se
desfaçam ( ao macerar procure ir fazendo suas orações à Oxum e se concentrando em seus pedidos) cubra o balde com um pano branco e deixe por 5 horas.
Coe para um outro balde limpo, e adicione mais água do chuveiro, após o banho higiênico jogue desde a cabeça aos pés fazendo seus pedidos à Oxum.
Jogue o resto das ervas que foram coadas em um jardim.
ERVAS DE OXUM
ERVAS DE OXUM
Abiu-abieiro: Sem uso na liturgia, tem folhas curativas; a parte inferior destas, colocadas nas feridas, ajudam a superar; se inverter a posição da folhas, a cura será apressada. A casca da árvore cozida tem efeito cicatrizante.
Agrião-do-Pará – Jambuaçu: É usado nas obrigações de cabeça e nos abô, para purificação de filhos; como axé nos assentamentos da deusa de água doce. A medicina caseira usa-o para combater tosses e corrigir escorbuto (carência de vitamina C). É, também, excitante.
Alfavaca-de-cobra: É usada em todas as obrigações de cabeça. No abô também é usada, o filho dorme com a cabeça coberta. Antes das doze horas do dia seguinte o emplastro é retirado, e torna-se um banho de purificação. A medicina caseira a indica como combatente ao mau-hálito.
Arapoca-branca: Suas folhas são utilizadas nas obrigações de cabeça e nos abô; no Candomblé são usadas em sacudimentos pessoais. As casacas desta servem para matar peixes. A medicina caseira utiliza as folhas como antitérmico, contra febres. Age também como excitante.
Arnica-montana: Tem pouca aplicação na Umbanda e no Candomblé. Já na medicina popular ;e muito usada, após alguns dias de infusão no otin (cachaça). Age como cicatrizante, recompondo o tecido lesado nas escoriações.
Azedinha – Treco-azedo – Três corações: É popularmente conhecida como três-corações, sem função ritualística, é apenas empregada na medicina popular como: combatente da disenteria, eliminador de gases e febrífugo.
Bananeira: Muito empregada na culinária dos Orixás. Suas folhas forram o casco da tartaruga, para arriar-se o ocaséo a Oxum. A medicina caseira prepara de sua seiva um xarope de grande eficácia nos males das vias respiratórias ou doenças do peito.
Brio-de-estudante – Barbas-de-baratas: Desta erva apenas a raiz é utilizada. Ela fornece um bom corante que é usado nas pinturas das yawo, de mistura com pemba raspada. A medicina popular utiliza o chá, meia hora antes de dormir, para ter sono tranqüilo.
Caferana-alumã: São utilizadas nas aplicações de cabeça e nos abô. Usado na medicina popular como: laxante, fazendo uma limpeza geral no estômago e intestinos, sem causar danos; é ótima combatentes; poderoso vermífugo e energético tônico.
Camará-cambará: Utilizada em quaisquer obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação. A medicina caseira a emprega muito em xarope, contra a tosse e rouquidão e ainda põe fim às afecções catarrais.
Camomila-marcela: Tem restrita aplicação nas obrigações litúrgicas. Entretanto, é usada nos banhos de descarrego e nos abô. No uso popular é de grande finalidade em lavagens intestinais das crianças, contra cólicas e regularizadora das funções dos intestinos. O chá das flores é tônico e estimulante, combate as dispepsias e estimula o apetite.
Cana-fístila – Chuva-de-ouro: Aplicada nos abô e nas obrigações de cabeça, usada também nos banhos de descarrego dos filhos de Oxum. Seu uso popular é contra os males dos rins, areias e ardores. O sumo das folhas misturado com clara de ovo e sal mata impigens.
Chamana-nove-horas – Manjericona: Usada em obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação dos filhos de Oxum. O povo a utiliza em disenterias.
Cipó-chumbo: Sem uso na liturgia, porém muito prestigiada na medicina popular, como xarope debela tosses e bronquites; seu chá é muito eficaz no combate a diarréias sanguinolentas e à icterícia; seco e reduzido a pó, cicatriza feridas rebeldes.
Erva-cidreira – Melissa: Sem uso na liturgia, sua aplicação se restringe ao âmbito da medicina caseira, que a usa como excitante e antiespasmódico, enérgico tônico do sistema nervoso. O chá feito das folhas adocicado ou puro combate as agitações nervosas, histerismos e insônia.
Erva-de-Santa-Maria: São empregadas em obrigações de cabeça e em banhos de descarrego. Como remédio caseiro é utilizada para combater lombrigas (ascárides) das crianças, também é ótimo remédio para os brônquios.
Ervilha-de-Angola – Guando: É empregada em quaisquer obrigações. O povo usa as pontas dos ramos contra hemorragias e as flores contra as moléstias dos brônquios e pulmões.
Fava-pichuri: No ritual da Umbanda e do Candomblé, usa-se a fava reduzida a pó, o defumações que trazem bons fluidos e afugenta Eguns. O povo usa o pó na preparação de chá, que é eficaz nas dispepsias e diarréias.
Flamboiant: Não é utilizado em obrigações de cabeça, sendo usado somente em algumas casas, em banhos de purificação dos filhos dos orixás. Porém suas flores tem vasto uso, como ornamento, enfeite de obrigação ou de mesas em que estejam arriadas as obrigações. Sem uso na medicina comercial.
Gengibre-zingiber: São aplicados os rizomas, a raiz, que se adiciona ao aluá e a outras bebidas. O povo a usa nos casos de hemorragia de senhoras e contra as perturbações do estômago, em chá.
Gigoga-amarela – Aguapê: Usado nos abô, nos ebori e banhos de limpeza, pois purifica o aura e afugenta ou anula Eguns. A medicina popular manda que as folhas sejam usadas como adstringente e, em gargarejos, fortalecem as cordas vocais.
Ipê-amarelo: Aplicada somente em defumações de ambientes. Na medicina popular é usada em gargarejos, contra inflamações da boca, das amígdalas e estomatite. O que vai a cozimento são a casca e a entrecasca.
Lúca-Árvore-da-pureza: Seu pendão floral é usado plena e absolutamente, em obrigações de ori dos filhos de Oxum. Não possui uso na medicina popular.
Macaçá: Aplicação litúrgica total, entra em todas as obrigações de ori nos abô e purificação dos filhos dos orixás.
O povo a usa para debelar tosses e catarros brônquios; é usada ainda contra gases intestinais.
Mãe-boa: É erva sagrada de Oxum. Só é usada nas obrigações ritualísticas, que se restringe aos banhos de limpeza. Muito usada pelo povo contra o reumatismo, em chá ou banho.
Malmequer – Calêndula: É usada em todas as obrigações de ori e nos abô, e nos banhos de purificação dos filhos de Oxum. As flores são excitantes, reguladoras do fluxo menstrual. As folhas são aplicadas em fricções ou fumigações para facilitar a regra feminina.
Malmequer-do-campo: Não é aplicada nas obrigações do ritual. Na medicina popular tem função cicatrizante de feridas e úlceras, colocando o sumo de flores e folhas sobre a ferida.
Malmequer-miúdo: Aplicado em quaisquer obrigações de ori, nos abô e nos banhos de limpeza dos filhos que se encontram recolhidos para feitura do santo. Como remédio caseiro, é cicatrizante e excitante.
Orriri-de-Oxum: Entra em todas as obrigações de ori, nos banhos de limpeza. O povo a indica como diurético e estimulador das funções hepáticas.
Vassourinha-de-botão: Muito usado nos sacudimentos pessoais. Não possui qualquer uso na medicina popular.
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O uso de Mascara é obrigatório.
Novo decreto prevê multa pelo não uso de máscara em Maringá
O decreto municipal nº 690/2020.
Para pessoas físicas, a multa para quem descumprir a lei varia de uma até cinco Unidades Padrão Fiscal do Paraná (UPF/PR), que é de R$ 106,60.
Ou seja, o valor da multa pode variar de R$ 106,60 a R$ 533.00
Para pessoas jurídicas, o descumprimento do decreto municipal pode gerar multa de vinte a cem vezes a UPF/PR.
Ou seja, o valor pode variar de R$ 2.132 a R$ 10.660.
Contamos com suas preces e cuidados pessoais para que muito em breve estejamos livres desses e outros males que somos obrigados a conviver.
Que Oxalá abençoe a todos.
"Tudo pode estar fechado mas a Aruanda ( Céu-morada de Deus) Não.
Então não se esqueça de rezar por você e pelo seu próximo.recomende esse site
- Os textos apresentados na sua maioria foram retirados , da internet. Esse é um espaço onde colocamos diversos pensamentos e o nosso principal objetivo é a divulgação da nossa Umbanda. Quando algum texto for de autoria do Centro Pai João de angola, o responsável será indicado; da mesma forma que fazemos com outros autores que não têm vínculos com a nossa casa... Comunicado Importante: Este é um Site totalmente gratuito, sem fim comercial ou lucrativo. Algumas imagens e informações provêm de outros sites na internet. Caso você seja o detentor do Copyright de qualquer uma delas, e deseje que ela seja retirada, por favor, é só nos mandar uma mensagem citando o nome e a localização para sua remoção imediata. Não temos o objetivo de nos apropriar de informações alheias tomando-as como nossa, pelo contrário, sempre que possível, colocaremos o nome do autor abaixo do título para deixar bem claro que a intenção é de divulgar a Umbanda através de textos bem elaborados e esclarecedores. Saiba que o Centro Pai João de Angola está isento de qualquer responsabilidade.
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