Qual a missão dos Boiadeiros na Umbanda

Qual a missão dos Boiadeiros na Umbanda?

( Imagens Ilustrativas/ fonte internet)

( Imagens Ilustrativas/ fonte internet)

Nos trabalhos de Umbanda os guias espirituais costumam chamar seus médiuns de cavalos, justamente para explicar que o espírito não “entra” no corpo da pessoa, mas apenas encosta nela.
Ou como dizem os boiadeiros: “monta nela”… O espírito comanda os movimentos dessa pessoa como se estivesse atrelado a ela e, por isso, o médium atua como um cavalo. Já o Exu chama o trabalhador de burro, brincando com o fato de o médium ser teimoso como um! A função da falange dos boiadeiros num grupo espiritual é a de organizar os eguns (almas penadas) e de limpar a aura dos participantes do passe.
Eles também são muito bons em trabalhar com animais desencarnados, encaminhando-os para as Colônias Espirituais de refazimento.
Como o boiadeiro é um espírito compenetrado, que trabalha na chuva e no sol, para cumprir sua meta; ao morrer é recrutado para prosseguir trabalhando, pois sua lealdade e dedicação são reconhecidas pelos Chefes de Falange.
Os boiadeiros normalmente servem às Linhas de Ogun e de Oxóssi ou de Ogun Rompe Mato (São Jorge, São Sebatião e Santo Expedito, respectivamente). Justamente pela semelhança com os centuriões romanos que foram santificados e que montavam seus cavalos para irem às batalhas.
A saudação aos boiadeiros é: “Xetro Marrumbaxetro, Xetro ah!” ou “Minaketo Navizala!” O boiadeiro gosta de fumegar seu cigarro de palha ou seu charuto e de beber sua bebida, com os quais faz a limpeza no ambiente e nos médiuns da casa; mas sem se embebedar ou prejudicar o médium que o incorpora.
Quem tem um boiadeiro nunca fica desamparado no dia a dia, pois este atua continuamente na proteção de seu assistido e de sua casa. Os boiadeiros podem ter sido em vida: vaqueiros, condutores de gado, peões ou capatazes, auxiliares de rodeio, entre outros; e entendem perfeitamente sobre a lida no campo, nas fazendas e nos currais. Por isso, auxiliam com habilidade aqueles que trabalham junto à natureza.

𝘁𝗲𝘅𝘁𝗼𝘀 𝗮𝗹𝗲𝗮𝘁ó𝗿𝗶𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝘂𝗺𝗯𝗮𝗻𝗱𝗮

( Imagens Ilustrativas/ fonte internet)

A Gira de Caboclo

Ao ouvirmos o brado de um Caboclo na sua chegada, em verdade estão convocando toda a sua falange para mais um trabalho caritativo, já que o amor a humanidade é a razão maior de sua missão na Umbanda. Desta forma, trazem das matas o magnetismo das ervas para os tratamentos espirituais, para que nenhum mal possa atingir os assistidos que seguem sempre seus ensinamentos. Com uma postura pujante, demonstra a necessidade da firmeza nos altos e baixos da jornada terrena, transformando através de limpezas espirituais, de reabastecimentos energéticos e de orientações o olhar daqueles carentes do corpo e da alma.

Especialidades: Atuam nos campos material e espiritual através da utilização das mais variadas formas de magnetismo, em especial do vegetal, seja com limpezas e irradiações, além dos aconselhamentos em geral.
“Que vossas mentes irrequietas e vossos corpos ansiosos possam vos fazer dignos, não só de adentrarem neste ambiente sagrado, mas sobretudo, de mantê-lo adequado e digno do trabalho grandioso que aqui se faz”.

Esta entrada foi publicada em umbanda. Adicione o link permanente aos seus favoritos.