Nossa Senhora da Conceição

Nossa Senhora da Conceição

Nossa Senhora da Conceição Hoje é dia de festa e na Bahia a comemoração dos baianos não é só na igreja.

A Bahia é terra do sincretismo religioso, por isso hoje é dia de reverenciar também Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos baianos, e também Oxum, a rainha das águas doces, orixá da beleza e do amor.

Durante toda o dia 8 de Dezembro, setores do candomblé se reúnem em frente à basílica para fazer suas homenagens.

Os adeptos da religião dão banhos de ervas nos devotos, num sinal de abrir caminhos e trazer boas energias.

Este sincretismo religioso também é marca nas comemorações em outros estados.

Adorada pelos católicos e reverenciada pelos adeptos do candomblé, no sincretismo religioso Nossa Senhora da Conceição é Oxum, orixá das águas doces.

Na Bahia, ela é a padroeira do estado. A Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia foi construída com pedras pré-moldadas trazidas de Portugal.

Oração a Nossa Senhora da Conceição Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: “Ave Maria, cheia de graça”; nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e, já que vós chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos.

Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós.

Oxum é sincretizada em Nossa senhora da Conceição, ambas homenageadas no dia 08 de dezembro e ligadas à maternidade.

Oxum Oshun, Ọsun ou Oschun, segundo o povo Yoruba, é um orixá feminino, seu nome deriva do rio Ọsun e na Umbanda é a Orixá da Água Doce.

Guardiã de todas as águas doces, rios, cachoeiras, lagos, e também das minas de ouro e riquezas do sub-solo. Oxum é guardiã da água e da vida em sua mais tenra manifestação, sendo ela a protetora da maternidade.

Oxun sincretiza-se com várias Nossas Senhoras representadas em imagens com querubins aos seus pés.

Um dos sincretismos mais conhecidos é com Nossa Senhora da Conceição, celebrado no mesmo dia.

Saudação a Oxum: Ora yê yê ô Mamãe Oxum!!

Nossa Senhora da Conceição No Brasil é tradição montar a árvore de Natal e enfeitar a casa no dia 8 de dezembro, dia de N.Sra. da Conceição, santa protetora das gestantes, como início dos ritos preparatórios para o dia do nascimento de Jesus.

A devoção e invocação de Maria como Virgem da Conceição, isto é, “Virgem sem Pecado Concebida” é muito antiga na igreja.

A Imaculada Conceição de Maria é um dogma da Igreja Católica Romana.

Saiba mais sobre Oxum Culto a Oxun – cores, saudação, oração

– O culto a Oxun é um dos mais requintados da Umbanda pois esta é uma orixá ligada a riqueza e exuberância, e seu culto não poderia ser diferente.

      oxum

Pedidos a Oxun

– Rainha das Cachoeiras

– Oxum“Rainha das Cachoeiras”orixá do amor, do encanto e das ligações amorosas homenageamos em 08 de dezembro.

Ajuda-me Oxun, traga a felicidade no amor!

Características da personalidade dos filhos da orixá Oxun

– Oxum é nome de um dos orixás mais queridos e procurados nos terreiros de Umbanda que domina as águas doces e cristalinas dos rios e cachoeiras.

Oração a Mamãe Oxun

– Nesta oração a Oxun pedimos por mais beleza e felicidade em nossa vida.

Reze com fé pois nenhuma oração é em vão.

Ora Yê Yê Ô Mamãe Oxun!


O que é Oxum:

Oxum é uma orixá, é a rainha da água doce, dona dos rios e cachoeiras, cultuada no candomblé e também na umbanda, religiões de origem africana.

Oxum é a segunda esposa de Xangô e representa a sabedoria e o poder feminino. Além disso, é vista como deusa do ouro e do jogo de búzios. É a deusa do rio Oxum (ou Osun) que fica no continente africano, mais concretamente no Sudoeste da Nigéria.

O arquétipo de Oxum é de uma mulher graciosa e elegante, que tem predileção por joias, perfumes e roupas. A figura de Oxum carrega um espelho na mão. Algumas pessoas confundem Oxum e Oxumarê, mas segundo a Umbanda e o Candomblé são divindades distintas.

Oxum representa a deusa da beleza, orixá do amor, da fertilidade e da maternidade, responsável pela proteção dos fetos e das crianças recém-nascidas, sendo adorada pelas mulheres que querem engravidar. Seu elemento é a água, sua cor é o amarelo e seu dia é o Sábado.

Os orixás são ancestrais divinizados pelo candomblé, religião trazida da África para o Brasil, durante o século XVI, pelo povo iorubá. Entre os vários orixás estão Ogum, dono do ferro e do fogo, defensor da lei e da ordem, abre caminhos e vence as lutas, protegendo os mais fracos; Exu, é o senhor do princípio e da transformação, é a figura mais importante da cultura iorubá, o guardião das aldeias e cidades. Na religião cristã, é confundido com Satanás, uma entidade voltada para a maldade, que se ocupa de semear a discórdia entre os seres humanos; Iansã é uma guerreira, rainha da tempestade, dos ventos e dos raios, e Iemanjá, deusa dos mares e dos oceanos, muito festejada no Brasil, por povos de diversas religiões. É a padroeira dos pescadores e também a deusa do amor.

No Brasil, cada orixá foi associado a um santo da Igreja Católica, numa prática que ficou conhecida por sincretismo religioso. Oxum é sincretizada como Nossa Senhora da Conceição, na maioria dos estados brasileiros, e sua data é 8 de Dezembro.

Av. Dona Sofhia Rasgulaeff 177.
Jardim Alvorada/ Maringá /Paraná
Telefone: (44) 3034-5827 (44) 99956-8463
Consultas Somente com Hora Marcada.
Atendimento: de Segunda a sexta-feira
Das 09:00 as 19:00 horas.
Não damos consultas:
via whatsapp ou via E-mail.



Esta entrada foi publicada em umbanda. Adicione o link permanente aos seus favoritos.