Pombagira Cigana

Pombagira Cigana

Na cultura cigana, a mulher tem importância fundamental, são as mulheres as encarregadas do sagrado e, sempre do sexo feminino, são a maioria das entidades que povoam o panteão cigano.

A Pombagira Cigana é a síntese de todos os espíritos ciganos, entidade de muitas manifestações, trazendo consigo praticamente todo o conhecimento desse povo.

Pomba gira Cigana, essencialmente, encarna o arquétipo daquelas jovens que, por não conformidade, por fome de liberdade ou por inescrupulosidade, vão contra as regras sociais. Neste aspecto, Pomba gira é muito semelhante a Iansã, todavia, pela vaidade e malícia que a distingue, tem muita ligação com Oxum. Fascinante, misteriosa, atrevida, muito alegre, dona de uma risada estridente e contagiante. Não suporta nenhuma convenção, ama a liberdade e favorece a libertação de qualquer tipo de obsessão.

Extraordinária vidente, capaz de transferir este dom aos médiuns que a incorporam, que possam dar voz a seus conselhos e sábias previsões (muitas vezes lê a sorte nas cartas, durante a consulta). Pombagira Cigana é mestra na divinação, não surpreendendo, considerando a reputação dos ciganos como adivinhos, e outras coisas associadas com a concepção popular de um cigano: música, dança, arte, jogatina, vivendo à margem da sociedade ao invés de ser parte da engrenagem—o estilo de vida boêmio, em resumo.

Apresenta-se como cigana típica: lenço na cabeça, argolas, muitas bijuterias, vestida de vermelho com detalhes em dourado ou amarelo, uma rosa no decote, pequeno punhal com pedras vermelhas, escondido sob a saia.

Fala espanhol ou “portunhol”. É representada com um pandeiro ou cartas na não; geralmente lê a sorte com o baralho comum ou o Petit Lenormand (popularizado como ‘baralho cigano’).

“Num acampamento eu vi

uma linda cigana que sorria para mim

Girando sempre a dançar

quanto feitiço tinha no olhar

Tão bela e tão faceira

Essa cigana na verdade é feiticeira”

Quando traz um pandeiro, age sobre o corpo e o espírito.

A alegria, o otimismo e o apetite pela vida, que caracterizam a cultura cigana, são suas características integrantes. Sua vibração é uma explosão de audácia e simpatia, muito indicada às pessoas que parecem sempre mal-humoradas e lutando para construir relacionamentos.

Ela nos faz superar os momentos difíceis da vida e acompanha-nos na juventude despreocupada, com sua fresca alegria.

O ensinamento que esta pombagira transmite e o convite que faz é: divirta-se, aproveite a vida ao máximo, e nunca desanime diante dos problemas.

O aspecto negativo de seu arquétipo é uma completa indiferença para com os outros, o divertir-se egoico a todo custo, que leva a um distanciamento progressivo da realidade e dos valores.

Os que são atraídos por sua beleza, deixam-se seduzir por seus encantos e falsas promessas.

O dano que o “vício” – simbolicamente expresso na Pomba gira – pode causar, deve ser um aviso a todos os que entram em contato com algumas entidades espirituais.

Os efeitos que essas energias têm sobre as pessoas mais fracas e menos preparadas são sempre devastadoras e perigosas para o corpo e alma.

É invocada para resolver problemas judiciais, burocráticos e sentimentais; destrava o que estiver estagnado e abre ou fecha os caminhos para o amor, é excelente para fazer uniões com pessoas mais jovens; no rito amoroso, amarra ou torna impotente a pessoa visada, dominando-a totalmente.

Raros são os homens que têm força de rebelar-se contra o seu poder.

Atrai clientela para cartomantes e usuários de oráculos.

Sua vibração atua em todos os lugares, mas seu local de axé principal são as estradas de terra sem intercessões. Oferendas a ela são feitas em locais frequentados por ciganos quando encarnados: estradas, sob árvores frondosas, campinas.

Oferenda-se a esta Pombagira através “da troca”, barganhando.

Recebe como oferenda: velas e fitas coloridas (exceto preta, marrom e roxa), principalmente as vermelhas; champagne comum ou rosé, martini branco, lenço vermelho, amarelo ou estampado (especialmente com rosas) em cores vivas, rosas vermelhas e amarelas (sem espinhos), flores do campo, adornos dourados e com moedas, perfumes de aroma doce e forte, batom vermelho, brincos grandes, incenso de rosas ou outro aroma floral, cigarrilha, baralho, pandeiro enfeitado com fitas.

Tudo sempre acompanhado por cartas de baralho que representem o que você deseja conseguir.

As oferendas para as Pombas Giras Ciganas podem conter incensos, velas coloridas, brincos e colares

Esta oferenda pode ser feita para Pomba Giras Ciganas, em geral
Seguir procedimentos básicos para oferendas, aqui neste blog, na
postagem oferenda para Pomba Gira Sete Saias.

MATERIAL
1 cesta de palha ou vime
1 cacho de uvas (qualquer tipo)
1 maçã verde ou 1 pêra
1 maçã vermelha ou 1 caixa de morangos
1 pêssego ou 1 laranja lima
1 rosa vermelha, 1 rosa rosa, 1 rosa amarela
1 vinho suave
1 vela rosa 1 vela vermelha 1 vela amarela
1 vareta de incenso (bem agradável)
1 maço de cigarros, aberto ( acender apenas sete )

Fazer a montagem em casa, a entrega deve ser num jardim ou praça
em qualquer horário antes das 23 horas

CLAUDIA BAIBICH
PARA COPIAR CITE A FONTE

ORAÇÃO À POMBA GIRA GUARDIÃ MARIA MULAMBO DAS ALMAS
Por Claudia Baibich

Senhora das almas aflitas,
Ajuda-me a prosseguir meu caminho
em paz e segurança.
Levai as almas perdidas que rondam minha vida.
Vem com tua força e bondade em meu socorro.
Salve Guardiã Mulambo das Almas!

A oração à Pomba Gira Maria Mulambo das Almas, deve ser feita quando a intenção é o encaminhamento de almas perdidas que não querem ou não conseguem libertar-se dos vínculos que as prendem na vida material e por consequência, dificultam a vida das pessoas às quais estão ligadas.

Pode ser feita em qualquer lugar.
Podem ser entregues 7 velas brancas, 7 pães, 1 garrafa de água.
No caso os elementos acima são usados em benefício das almas que ainda estão presas as sensações de fome e sede.
Essa entrega pode ser realizada em uma Igreja que tenha Cruzeiro das Almas e que permita a oferta de velas.
Pode também ser entregue no Cruzeiro de um Terreiro

 

Av. Dona Sofhia Rasgulaeff 177.
Jardim Alvorada/ Maringá /Paraná
Telefone: (44) 3034-5827 (44) 99956-8463
Consultas Somente com Hora Marcada.
Atendimento: de Segunda a sexta-feira
Das 09:00 as 19:00 horas.
Não damos consultas:
via whatsapp ou via E-mail.