Sabedoria de Preto-velho

Sabedoria de Preto-velho

“Se você se dedica ao trabalho do bem assumindo sua responsabilidade na escola de Jesus, não se iluda quanto ao que encontrará em seu caminho. Os pedregulhos na estrada, quando fixados indefinidamente pelo olhar, sob o calor do sol, costumam se multiplicar à visão do ser. Mas, se você recolher essas pedras, meu filho, terá adquirido experiências proveitosas, utilizando­as como base de alguma construção. As águas que descem em um rio caudaloso podem causar certos estragos ao longo do percurso ou ao redor das margens, contudo, se forem devidamente canalizadas ou represadas, certamente servirão de impulso ao progresso na geração de energia e trabalho.”

“Tudo pode se renovar, mas nada se repete em condições idênticas. Comece o dia cedo, dando exemplo àqueles que lhe são
subordinados.

“Em nossa viagem pelo mundo só possuímos, na verdade, aquilo que doamos, que oferecemos à vida: o amor, as virtudes, o bom caráter. As outras coisas são muletas que usamos para ajudar na caminhada; assim que aprendermos a andar direito, com a cabeça erguida diante da vida, deixaremos tudo de lado para partir a novo aprendizado. É preciso se desapegar do mundo. Usar as coisas que estão no sem se submeter a elas. Essa, a verdadeira essência da vida. Pense nisso, meu filho.”

Ninguém vai descobrir você escondido aí, em seu cantinho particular e, com um passe de mágica, apaixonar-se. Saia para viver e mostre-se, apareça, brilhe e invista em si mesmo. O mundo transformou-se muito nos últimos séculos, e você dormiu demais em seu sonho e fantasia. Cuidado para que, quando acordar, não se encontre num pesadelo diante da realidade. Sonhos e ideais são muito bons, mas somente agindo é que os meus filhos poderão realizar qualquer empreendimento e encontrar satisfação na vida. Ninguém vive apenas de sonhos e ideais. E preciso que meus filhos tomem atitudes e parem de mascarar e desculpar sua omissão. Assuma uma postura agressiva e de coragem diante da vida e não se entregue ao sono da alma, pior do que o sono indefinível daqueles que fogem da responsabilidade. Acordar é ser agressivo e romper com o ócio, é ser arrojado no mundo, assumindo atitude de vencedor na vida. É ser ativo, pró-ativo e não se entregar à fuga da consciência. Até os mortos já se levantaram, meu filho, e trabalham o tempo todo por que você continua deitado e dormindo?
“Existe a escravidão de um povo, de uma raça, de uma comunidade, de uma família ou de um indivíduo, quando se recusa a seguir o progresso da vida e estaciona no tempo. Mas há também a escravidão daqueles que se julgam sábios, que repetem coisas belas filosofias copiadas de outros e que são incapazes de realizar algo em benefício próprio, como a transformação íntima de suas tendências, seus costumes e ideias, pois se acham escravos de si mesmos.”

“A própria natureza ensaia constantemente para mostrar ao homem a realidade da vida. O sol nasce e se põe, renasce no outro dia, mostrando a lição da morte e da vida. Desde as plantas aos animais, morrendo cada dia, tudo demonstra que sempre há um recomeço, uma continuidade e que o que vocês chamam de morte é apenas uma passagem para a verdadeira vida. Mas a morte que vocês devem evitar é de Outro tipo: a morte da consciência. Quando o homem deixa morrer a sua consciência, deixa de amar e
passa para o ódio, a vingança, a paixão desenfreada, ou qualquer outra degradação da alma, aí sim, ele está morto. É um cadáver que sai pelo mundo perambulando, um “sem vida”, que passa pelo mundo mas não vive, porque não ama. Dessa morte é que vocês têm de fugir, essa morte é que meus filhos têm que evitar.”
“Não deixe de ser humano. Seja você mesmo.
Deus ainda não desistiu de investir em você. Por que continuar teimando em manter este estado infeliz em seus pensamentos e em seu coração? A hora é de ir avante, continuar trabalhando por dias melhores. Trabalhar, perseverar e não desanimar, ainda que às vezes você ache que não está bom. Está tudo sempre muito bom, meu filho. E preciso que você aprenda a ver o lado bonito de tudo, em todas as situações. Deus confia em você.
Depende de você a confiança em Deus. Tenha certeza de que Ele, o Pai,estará com você na medida exata em que você estiver com Ele.”
“Enquanto você não encontrar a paz desejada e a felicidade na caminhada, aprenda a ser um mensageiro da vida, levando esse amor represado a outras pessoas que estão ao seu lado. Talvez você não tenha parado para perceber quanta gente esta clamando por uma migalha do seu carinho e do seu amor. Assuma-se, meu filho. Assuma o amor. Tenha coragem de vencer os desafios e prosseguir a sua caminhada, Felicidade não cai do céu, como chuva. Ela sempre deve ser conquistada, e, afinal, você não é diferente dos outros. Todo mundo só conquista a felicidade através de muita dedicação, trabalho e amor.”

“Pra que citar os insucessos espirituais alheios, quando nos falta muito para aprender, caminhar e acertar?
Não perca tempo relatando ocorrências infelizes dos outros. E também, tanto quanto nós, se esforçam como podem para deter a miséria de muita gente e resgatar sua dignidade perdida. Mensageiros do bem, trabalhando em nome do Nosso Senhor em outra seara, com outros instrumentos, e se nós estivéssemos no lugar deles, talvez não saberíamos agir de outra forma.”
“O tempo que você gasta derramando lágrimas é o mesmo que você ganharia construindo algo de positivo em sua vida.”
“Todos estão integrados no contexto espiritual favorável ao crescimento de suas almas. Se algo o incomoda, procure corrigir a si mesmo, rever seus sentimentos e emoções e renovar suas atitudes perante a vida. Direcione seus pensamentos e sentimentos e interprete tudo pela tática do eterno bem, entendendo, meu filho, que você dispõe exatamente daquilo e daqueles de que mais necessita para o seu aprendizado.”

“Deus deu como meta a perfeição, mas estabeleceu como prazo a eternidade e, como companheira dessa caminhada, a paciência, pois ele sabe que estamos muito distantes do ideal e ainda não atingimos a angelitude. Deus o quer como humano, não como anjo. É preciso humanizar-se, para então aperfeiçoar-se. Os anjos voam longe, e o Pai precisa de você aqui, com os firmes no mundo para auxiliá-lo no processo de aprimoramento da humanidade. Seja humano, mesmo com aquelas características que você identifica como defeitos. Não desista, permaneça ligado à fonte do infinito bem e, aos poucos, à medida que sua consciência desabrochar, expandir seus horizontes, você se livra da carga de culpa e das punições. Trabalhe, ame e prossiga como você está, esforçando-se para melhorar. Porém, sem essa, meu filho, de ficar lamentando o tempo perdido. Quanto mais você se lamenta, mais deixa de caminhar. Não perca seu tempo com culpas ou desculpas.”

“Está na hora de entender que a verdadeira posse é fruto do trabalho. Se faltar alguma coisa é porque você não trabalhou o suficiente, não perseverou em sua proposta ou, então, quando teve a oportunidade do ter, não soube economizar, reservar ou multiplicar.”

“A humildade não está na roupa que se veste ou na voz mansa, ensaiada por muitos filhos aí pela Terra. Com o pretexto de serem humildes e religiosos, muitos desvalorizam a própria mensagem que abraçaram, com reservas desnecessárias.”

“Se o desespero ameaça tomar conta de você, que tal resolver de vez essa sua dificuldade?
Esse tipo de sentimento infeliz é o resultado da sua falta de fé. Não daquela fé de que muitos falam por aí. É fé em um ideal, fé no futuro. Falta a você a coragem de lutar e a decisão de prosseguir apesar de todas as dificuldades. Os meus filhos se desesperam com muita facilidade. É hora de aprenderem um pouco com a vida.”
“É preciso liberdade. Mas liberdade não é o resultado de um decreto ou de uma assinatura em uma folha de papel. A verdadeira libertação é a da alma, que poderá um dia voar livre como as andorinhas no céu de sua própria vida. Sem grilhões, sem cordas, sem muletas. É preciso voar e voar alto, dentro de si mesmo.”
“Conheça e faça novos amigos, conheça pessoas diferentes. No mundo, meu filho, há seis bilhões de pessoas. Por que se prender apenas a este círculo reduzido de gente deprimida? Saia para a vida e para viver. Conquiste seu espaço, sua felicidade e seu mundo.
Depressão é para quem não quer fazer nada, Quem trabalha pela própria felicidade e pela conquista da vida não encontra tempo para se lamentar.”
“A dificuldade de hoje é só treinamento para os reais desafios de amanhã. O soldado mais capacitado, que venceu maior número de batalhas, está pronto para ser promovido e, como oficial, enfrentar problemas mais complexos. É para isso que a vida nos prepara…”
“Você foi feito para brilhar… Por que, então, tanta vergonha assim em se expor? Por que tanta baixa-estima? Acorde para a vida e entregue-se às correnteza do amor. Foi Jesus quem disse que somos deuses, somos luzes. Mas a luz deve ser colocada bem alto, a fim de iluminar toda a casa. Portanto, brilhe, ilumine, apareça.”
“Deus ainda não desistiu de investir em você. Por que continuar teimando em manter este estado infeliz em seus pensamentos e em seu coração? A hora é de ir avante, continuar trabalhando por dias melhores. Trabalhar, perseverar e não desanimar, ainda que às vezes você ache que não está bom. Está tudo sempre muito bom, meu filho. E preciso que você aprenda a ver o lado bonito de tudo, em todas as situações. Deus confia em você. Depende de você a confiança em Deus. Tenha certeza de que Ele, o Pai, estará com você na medida exata em que você estiver com Ele.”
“Deixe as lágrimas se derramarem sobre as feridas da alma, mas cuidado, meu filho, para não se afogar em pranto e lamentações. Deus espera que você seja a materialização dele para o aperfeiçoamento do mundo. Como filho do Pai, embaixador das estrelas, saia por aí sorrindo e enxugando as lágrimas daqueles que sofrem. Abra os olhos para a vida e verifique: aquele dentre nós que teve todos os motivos para reclamar das dores do mundo, que recaíam sobre si mesmo, morreu de braços abertos para o próprio mundo.”
“A força da vida se estrutura nas vivências. É à medida que construímos nossa experiência que essa força se apodera de nós, nos envolve e nós então nos saturamos dela. É a força e a coragem de ser você mesmo, do não se acovardar diante das lutas, de continuar tentando.”
“Deus não tem pressa! Mesmo que os meus filhos, que se consideram rebeldes, não atendam de imediato ao chamado da eternidade, Deus sabe esperar. Ainda que nossa fé ameace se apagar, como uma chama que se esvai, Deus espera que nos reacendamos com a força oculta do amor. Quando os nossos dias parecem tumultuados e nossas emoções nos fazem mais sensíveis, Deus sabe esperar.”
A crise, quando se apresenta na área social, é um convite à reavaliação de suas posturas, de sua forma de ver a vida e de seu envolvimento com o mundo e a sociedade. É preciso que as pessoas se sintam apaixonadas. Sem envolvimento, sem apaixonar-se por uma idéia, uma pessoa ou um ideal, a vida parece perder o sabor.”

      casca

“Hoje, meu filho, a vida mudou e ninguém poderá deixar o tempo passar indefinidamente sem arrepender-se logo. Cuidar das coisas espirituais enquanto é tempo é questão de sabedoria. Portanto, acorde da letargia espiritual e defina-se imediatamente. Não se pode ficar dormindo enquanto o mundo gira cada vez mais rápido rumo a um futuro de realizações.”

“Quando alguém exige de algum companheiro uma conduta perfeita, disciplinar, aquele que faz a exigência coloca-se na obrigação de se portar conforme o esperado do outro. Não temos aqui ninguém nessa condição, de perfeição. Nem os mentores que assistem vocês têm esse grau todo de adiantamento que vocês atribuem a eles. Estamos todos em processo de aprendizado, e convém usar de compreensão para com os companheiros que caminham junto de cada um.”

“Mas aprenda, meu filho, que criança alguma caminha sem antes cair. Somos aprendizes da vida, crianças espirituais. Não significa dizer que devemos errar indefinidamente, mas que precisamos urgentemente exercitar o perdão a nós mesmos. Compreender que fomos criados perfectíveis, e não perfeitos — portanto, com a possibilidade do erro inserida em nosso programa evolutivo. Perdoe-se e viva melhor. Ame-se mais e permita-se ser humano.”

“Dê maior qualidade e beleza àquilo que você faz, permita que o universo ajude você a vencer e descubra-se um vencedor. Pare de se menosprezar vista-se bem, viva bem, apresente-se melhor ainda e verá que, à medida que você investir em si mesmo, a vida dará respostas cada vez mais claras às suas necessidades e impulsionará seu espírito rumo às alturas da realização íntima. Seja feliz e não se puna com uma vida acanhada.”

“A casca, que chora, e o miolo, que geme, expressam o drama evolutivo. É preciso nos libertar das algemas que nos fazem infelizes. Seja qual for nosso passado, é tempo de libertação. Conservando-nos prisioneiros de um passado culposo ou de uma situação aflitiva, não conseguiremos nos sentir realizados.”

“Só depende de você ser feliz aqui e agora. Quem ama se envolve; não se afasta dos outros e nem se entregue à falsa ideia de solidão. Só ficam sós aqueles que não amam.”

“Não se entregue, meu filho. Erga-se para a vida. Todo obstáculo é desafio divino para a conquista da felicidade. Não se permita lamentar-se e sofrer. Deus abre as janelas da vida para que seus filhos aprendam a valorizar as coisas belas e boas. Não fixe o pensamento no mal aparente. Esforce-se para realçar o lado brilhante, as coisas boas e positivas e as situações mais felizes. Quando alguém fixa uma pedra no caminho, ao olhar em volta a visão estará viciada e verá mais pedras projetadas a sua volta. Procure amar mais e encontrará, em outro lugar, uma pessoa que se sintonize com você, O amor é como um bumerangue, você joga e ele sempre volta, acompanhado de outro coração. Não adie a sua felicidade.”

“Isolar-se por rebeldia não o levará a nada. Permita-se inovar: entregue-se à vida e vibre em sintonia com aqueles que o amam, dê uma chance a si mesmo. É preciso coragem para ser feliz, assim como é preciso muito tempo para sentir-se jovem.”

“O destino de todos é brilhar no bem, realçar o lado bom, é mostrar-se
otimista e alto-astral, como se diz hoje em dia. O pessimismo, a depressão
e a tristeza são estados alterados de humor e também representam
doenças da alma.”

“Não se deixe abater. Você foi feito para ser feliz e, como uma flor,
perfumar, ser belo, feliz e contribuir para que o mundo seja muito melhor.
Levante-se e tome posse da felicidade.”

“Sua ansiedade não soluciona problema algum. Conheça um pouco mais de você mesmo e aprenda a não exigir de si ou dos outros aquilo que nem Deus espera ainda de você.”

“Melancolia e depressão não levam a lugar algum a não ser à morte ou ao
hospital. Aprenda a se ocupar com coisas boas, a perceber o lado bom tudo
e veja quanto falta ainda por realizar. Gente deprimida e triste não produz
qualidade. É preciso dar mais valor a você mesmo. A vida pede maior
qualidade. Entenda que você é responsável por tudo o que está
acontecendo com você mesmo.”

“Quando alguém exige de algum companheiro uma conduta perfeita, disciplinar, aquele que faz a exigência coloca-se na obrigação de se portar
conforme o esperado do outro. Não temos aqui ninguém nessa condição, de
perfeição. Nem os mentores que assistem vocês têm esse grau todo de
adiantamento que vocês atribuem a eles. Estamos todos em processo de aprendizado, e convém usar de compreensão para com os companheiros
que caminham junto de cada um.”

“Pare e pense. Erga a cabeça, que ela não foi feita apenas para ficar cheia de
miolos, não. Pense, organize os seus pensamentos. Reorganize a sua vida e
continue andando. Mesmo devagarzinho, ande. Não se permita ficar parado.”

“Tranqüilize sua alma. Assim você não resolve problema algum e ainda
causa outros piores para você e para quem está perto. Que tal você se
conhecer um pouco melhor?”

“Que cada um olhe para dentro de si mesmo, não para seus defeitos, que nos igualam a todos, mas para as virtudes conquistadas, a capacidade de
realização que se encontra na intimidade, os esforços empreendidos na
caminhada — e prossiga. Observe tudo isso e aprenda a valorizar as coisas
boas e as vitórias obtidas e não fique se lamentando com os erros aparentes e as limitações. Sinta-se otimista e confiante, tanto no futuro
quanto nos companheiros que caminham junto com vocês.”

“Errou? Continue caminhando. Caiu? Levante-se e prossiga. Não precisa justificar nada, pois enquanto justifica já perdeu mais tempo. Prossiga na
certeza de que Deus e os bons espíritos têm pressa em sua perfeição. O Pai sabe investir no tempo e espera apenas que você dê uma chance a si
mesmo e a Ele para elaborar aquilo que, em meio a toda a pressa, você esqueceu: sua humanidade.”

“Acordar é ser agressivo e romper com o ócio, é ser arrojado no mundo, assumindo atitude de vencedor na vida. É ser ativo, proativo, e não se entregar à fuga da consciência.”

“Não procure culpados ou culpas, vá atrás de soluções e assuma sua
responsabilidade. Aprenda a se organizar e agir.”

“A culpa faz com que o mundo ao seu redor pareça esfumaçado e cinzento; o não perdoar tinge o céu interior de nuvens sombrias de pessimismo, desânimo e martírios. A verdadeira libertação é a libertação interior, mental, que, por sua vez, produz filhos com mente sadia, aptos para produzir atitudes de qualidade em suas vidas. Experimente se perdoar e veja como ficará bem melhor a
paisagem a sua volta.”

“Se você desejar reter as almas queridas, através de suas emoções e
sentimentos desequilibrados, você se transforma aos poucos em pedra de
tropeço para aqueles que você diz amar.”

“Muitos abandonam o trabalho com medo de se contaminar; afastam-se da tarefa, criticando, então, aqueles com os quais dividiu a caminhada. Onde a amizade, meus filhos? Onde a cumplicidade das almas em evolução? Onde está, nessa atitude, a marca do amor? Permaneçamos juntos, apesar dos erros nossos e dos nossos companheiros, de vez que, se aqui estamos unidos e reunidos, é por necessidade de estabelecermos parceria, de acertarmos nossas diferenças.”

“Amor não é posse. Amar é doar, é libertar, é permitir que o outro tenha a oportunidade de escolher e trilhar o caminho que lhe é próprio. Amar é permanecer amando, mesmo sabendo que os caminhos escolhidos são diferentes do nosso.”

“Depressão é para quem não quer fazer nada, Quem trabalha pela própria felicidade e pela conquista da vida não encontra tempo para se lamentar.”

“A vida nos ensina que aquilo que julgamos possuir, nós temos que dividir entre os mais necessitados, somando esforços para multiplicar os resultados, diminuindo as pretensões, para exercitar o desapego.”

“Quem quer vencer na vida não entrega seus negócios para os outros administrarem. Estude as atitudes dos vencedores e você poderá ver que cada um deles assumiu por si mesmo a atividade na qual se destacou.”

“Meu filho está confuso? É preciso coragem para modificar, para decidir e ousar. A vida, meu filho, só permite a vitória daqueles que ousam. que decidem, que realizam.”

“Se você resolver agora identificar a causa de tanta angústia, choro e reclamação, aposto que não conseguirá mais saber a razão. É que você está acostumado a fazer tempestade em copo d’água. Cuidado, tem gente que se afoga nas próprias lágrimas.”

“… há aqueles que esperam cair do céu a tão sonhada felicidade… Acham que seu príncipe encantado ou a princesa de seus sonhos virá miraculosamente acordá-los a qualquer hora. Esperam tanto que deixam de perceber que estão sonhando, e sonhos só são possíveis, meu filho, quando a gente dorme. Acorde e aprenda logo que a felicidade não cai do céu.”

“Se algum de meus filhos acha que seus esforços não estão sendo valorizados, relembre Jesus, cujo corpo foi perfurado pelos pregos da insensatez humana e dilacerado em seu cerne, ao ver o sofrimento motivado pela mais absoluta ignorância.”

“Se o desespero ameaça tomar conta de você, que tal resolver de vez essa sua dificuldade? Esse tipo de sentimento infeliz é o resultado da sua falta de fé. Não daquela fé de que muitos falam por aí. É fé em um ideal, fé no futuro. Falta a você a coragem de lutar e a decisão de prosseguir apesar de todas as dificuldades.”

Av. Dona Sofhia Rasgulaeff 177.
Jardim Alvorada/ Maringá /Paraná
Telefone: (44) 3034-5827 (44) 99956-8463
Consultas Somente com Hora Marcada.
Atendimento: de Segunda a sexta-feira
Das 09:00 as 19:00 horas.
Não damos consultas:
via whatsapp ou via E-mail.