Maria do Cais

Maria do Cais.
Malandra Maria do Cais

A imagem acima e meramente ilustrativa

A imagem acima e meramente ilustrativa retirada da internet

Maria do Cais foi uma das primeira entidades com quem trabalhei. Foi pesado na primeira vez, mas logo ela se soltou.
A Maria, como chamo carinhosamente, mas com todo o respeito que uma filha tem pela mãe (ela não vai gostar desse floreio..), é extremamente simpática, mas somente com quem ela simpatiza. Não se aproxima de qualquer um. Se ela não for com “a cara” da pessoa, é melhor sair de perto, pois ela diz umas boas verdades pra quem merece.
É muito desbocada, mas fala tudo com propriedade, então se ela tiver que dizer, vai dizer com todos os ‘acentos e is’. Entretanto, se ela gostar de alguém, terá uma amiga pra vida, pois ela vai querer cuidar com certeza.
Gosta muito de uma boa bebida; Adora um ‘rosé’. Do mais barato, pois ela diz que não gosta de luxo. E não gosta mesmo.” Gosta do ‘rosé’, quando na linha de Pomba gira. E quando vem na Linha dos Malandros as bebidas preferidas dela são a cachaça- que a minha chama sempre de ‘água de coco’ e a cerveja. Dessa ela não abre mão. Mas só se for cerveja quente, pois ela diz com todas as letras que entidade de verdade não toma cerveja gelada. Então, sirva cerveja gelada e você verá copos arremessados…rsrsrs… brincadeiras à parte, ela não é violenta não, viu? Ela é mansa como a maresia… fica só observando…

Gosta mesmo de puxar conversa com os homens que ela acha simpáticos… gosta de provocar, só pra descobrir segredos. Claro, que esses ela sabe, mas prefere que eles digam com as próprias palavras. Adora ajudar no amor, ensinando o que fazer em cada caso.

Quando ela vem na Linhas dos Malandros, chega mais simpática, mas bastante ‘mareada’ como ela diz. Mareada? Tombando, balançando como a maré… E quando vem na linha das Pomba Giras, ela parece mais séria, observadora. Olhando de rabo de olho… fala pouco…mas aí sai de baixo.. se tiver devendo algo, ela cobra sim. E adora um presentinho brilhoso…

Maria do Cais não gosta de crianças… Não gosta de frescuras também. Gosta mesmo é de gente conversadeira, principalmente aquelas que sabem com quem estão falando, se é que me entendem.

Ela adora quando cantam um ponto pra ela! O que ela mais gosta nem é dela na verdade, mas mesmo assim ela pede e canta junto com gosto:

“Tentaram me matar com um copo de veneno
Tentaram me matar com um copo de veneno
Se quiser matar, me mata
Que beber eu bebo mesmo
Se quiser matar me mata,
Que beber eu bebo mesmo”

Foto ilustrativa retirada da internet

O que sinto dela é que ela não tem paciência pra pessoas que não sabem de nada, ou seja, se ela tiver que explicar tudo com todas as letras, haja ‘água de coco’… Ela é amiga, escuta, cuida. No entanto é uma entidade muito exigente, quer que tudo esteja certo, não gosta de bagunça nem confusão.
Tenho um carinho enorme por Maria do Cais. Apesar de gostar muito das outras da minha coroa, nem tenho palavras para descrever o que sinto a respeito dela…
Me dá vontade de chorar. Emoção pura.
Quem trabalha com ela sabe da sensação que estou tentando explicar…
Ainda não conheço uma pessoa sequer que não saiba o valor dessa Maria, e claro, que não goste dela. Aqui na região onde moro, sei de poucas pessoas que trabalham com essa entidade pois não é tão comum quanto se pensa.

Pomba Gira Maria do Cais
Salve Maria do Cais!
Salve todas as Marias!
Salve todas as Ciganas!
Salve todas as Pomba Giras!
Laroiê!

Esta entrada foi publicada em Pombas giras. Adicione o link permanente aos seus favoritos.