Como funciona a hierarquia dentro de um terreiro de Umbanda?
Imagem meramente ilustrativa retirada da internet
Dentro de um terreiro de Umbanda deve existir organização e disciplina, e para manter essa organização e disciplina deve existir também um sistema hierárquico.
Alguns Terreiros dividem-se em parte administrativa e espiritual.
A parte administrativa funciona como uma associação normal, com Presidente, Tesoureiro, Secretários e outros cargos que possam vir a serem úteis na composição de seu estatuto.
Já a parte espiritual é comum ser dividida da seguinte forma:
a) Babalorixá e Ialorixá: São os Dirigentes do terreiro, o Sacerdote (Babalorixá) ou a Sacerdotisa (Ialorixá). É o Responsável espiritual por tudo que acontece nas gírias, antes, durante e depois. São também chamados de pais e mães de santo. Eles têm a função de cuidar e zelar espiritualmente do Terreiro e dos médiuns, orientar e dirigir os trabalhos abertos e fechados ao público. São os responsáveis em fazer cumprir as diretrizes estabelecidas pelo astral superior.
b) Pai Pequeno e Mãe Pequena: São as segundas pessoas na hierarquia de um terreiro. Tem como função auxiliar e substituir quando necessário o Babalorixá e a Ialorixá. Outras funções específicas variam de terreiro para terreiro.
c) Médiuns de Trabalho: São os médiuns que trabalham incorporados, cujas entidades já dão consulta e já passaram por todos os preceitos do terreiro, que também variam de Terreiro para Terreiro.
d) Médiuns em Desenvolvimento: São Médiuns que como o nome já diz, estão em desenvolvimento, ainda não passaram por todos os preceitos da casa. Em alguns Terreiros ele podem dar passes, já incorporam uma ou outra linha de trabalho, mas não são autorizados a dar consultas. Estão sendo preparados para tornarem médiuns de Trabalho. Ajudam no auxílio as entidades incorporadas.
e) Cambonos: São os responsáveis para auxiliar as entidades, esclarecer a assistência quanto as obrigações passadas, coordenar a entrada da assistência nas consultas e passes.
f) Curimbeiro, Tabaqueiro ou Ogã: É a pessoa responsável pela puxada dos pontos cantados e bater ou tocar o atabaque, quando utilizados pelo Terreiro.
Sua função é a de ajudar na evocação das entidades e auxiliar a manter a agregará positiva da Casa durante as seções.
Deixemos bem claro que todas as funções são importantes dentro da organização de um Terreiro e nenhuma é melhor ou pior que a outra, o respeito e a disciplina deve sempre ser elementos básicos da convivência entre todos, deve-se tomar muito cuidado com a vaidade e a inveja, sentimentos que devem ser sempre repudiados por todo e qualquer umbandista.
𝘁𝗲𝘅𝘁𝗼𝘀 𝗮𝗹𝗲𝗮𝘁ó𝗿𝗶𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝘂𝗺𝗯𝗮𝗻𝗱𝗮
( Imagens Ilustrativas/ fonte internet)
Erê Pedrinho na umbanda
Meu nome e Pedro mais se quiser, pode me chamar de Pedrinho. É assim que vovó Maria me grita quando tento fugir das tarefas aqui do outro lado.
Fico cansado Tio, as vezes vocês querem coisas que nem merecem. E outras, que são realmente impossíveis de acontecer.
Vovó fica cismada, porque sabe que para tudo eu dou um jeito.
Vovó Maria sabe que sou bem pequenininho e isso me facilita entrar em lugares que as Bruxas não conseguem.
Quer saber quem são elas Tio? Dizem que moram em outro plano e fazem coisas do tipo “amarrar perna de calça e trazer encanto para as mulheres”.
Não gosto muito de falar sobre elas, porque sei que quando contrariadas se tornam bem cruéis.
Eita tio, acabei me enrolando e não disse como eu sou. Sou bem distraído e espero que se acostume.
Meus cabelos são bem curtinho e enroladinho, Mariazinha diz que parecem cocô de passarinho. Sabe tio ? Tenho os olhos bem caramelos e foi por isso que coloquei o mesmo nome no meu Cachorrinho. Quer conhecê-lo? Você vai adorar passar as mãos em seus pêlos quentinhos.
Tio, eu gosto de pegar pedrinhas na cachoeira e fazer um castelo e foi assim que ensinei Joãozinho a deixar de ter medo do…
Ah tio, vovó Maria está me chamando. Com certeza deve ser outra pessoa querendo ser feliz. Vou ter que ir, quem sabe eu volte pra terminar de dizer o que ninguém diz…
Tchau Tio.
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