Linha dos Preto velhos na Umbanda
Linha dos Preto velhos na Umbanda
Na Umbanda os Pretos velhos são homenageados no dia 13 de maio, data que foi assinada a Lei Áurea, a abolição da escravatura no Brasil. Pretos velhos ou Pretos-velhos são entidades de umbanda, espíritos que se apresentam em corpo fluídico de velhos africanos que viveram nas senzalas e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.
Sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos “seus filhos”. O preto velho, na umbanda, está associado aos ancestrais africanos, assim como o caboclo está associado aos índios e o baiano aos imigrantes nordestinos.
São entidades que tiveram pela sua idade avançada, o poder e o segredo da sabedoria, apesar da rudeza do cativeiro demonstram fé para suportar as amarguras da vida, consequentemente são espíritos guias de elevada sabedoria, trazendo esperança e quietude aos anseios da consulência que os procuram para amenizar suas dores, ligados a vibração de Omolu, são mandingueiros poderosos, com seu olhar prescrutador sentado em seu banquinho, fumando seu cachimbo, benzendo com seu ramo de arruda, rezando com seu terço e aspergindo sua água fluidificada, demandam contra o baixo astral e suas baforadas são para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e de consulentes. A característica desta linha, devido a elevação espiritual de tais entidades, é o conselho e a orientação aos consulentes, são como psicólogos, receitam auxílios, remédios e tratamentos caseiros para os males do corpo e da alma.
Os pretos velhos se apresentam com nomes que individualizam sua atuação, do Congo ou de Angola, evidenciando sua atuação propriamente dita e procedência.
Em sua linha de atuação eles apresentam-se pelos seguintes codinomes, conforme acontecia na época da escravidão, onde os negros eram nominados de acordo com a região de onde vieram: Congo (Pai Francisco do Congo) – refere-se a pretos velhos ativos na linha de Iansã; Aruanda (Pai Francisco de Aruanda) – refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxalá.
(OBS: Aruanda quer dizer céu); D´Angola (Pai Francisco D´Angola)
– refere-se a pretos velhos ativos na linha de Ogum; Matas (Pai Francisco das Matas)
– refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxóssi; Calunga, Cemitério ou das Almas (Pai Francisco da Calunga, Pai Francisco do Cemitério ou Pai Francisco das Almas) – refere-se a pretos velhos ativos na linha de Omolu/ Obaluaê; Entre diversas outras nominações tais como: Guiné, Moçambique, da Serra, da Bahia, etc…
Muitos Pretos velhos podem apresentar-se como Tio, Tia, Pai, Mãe, Vó ou Vô, porém todos são Pretos velhos.
ADOREI AS ALMAS!!! SALVE OS PRETOS VELHOS DE UMBANDA!!!
𝘁𝗲𝘅𝘁𝗼𝘀 𝗮𝗹𝗲𝗮𝘁ó𝗿𝗶𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝘂𝗺𝗯𝗮𝗻𝗱𝗮
Poderosa Oração de Pai Cipriano para cura
Louvado seja Pai Cipriano!
Louvados sejam todos os pretos-velhos!
Santas Almas Benditas, protetoras de todos aqueles que se encontram em aflição!
A vós recorremos, pois sois espíritos grandiosos pela humildade e bem aventurados pelo amor que irradiam, socorrei-nos neste momento de aflição.
Através da vossa intercessão junto a Santa Virgem Maria, santíssima mãe de Deus e de todos nós, trazei as vossas forças até nós e procede de imediato a uma limpeza espiritual completa para que removas todo o mal, físico ou espiritual, do nosso corpo.
Afastai de nós todas as pessoas e as energias negativas que tentam nos prejudicar.
Dai-nos, amados Pretos Velhos, um pouco de vossa humildade, de vosso amor e de vossa pureza de pensamentos, para que possamos, assim, cumprir nossa missão na Terra, seguindo todos os vossos exemplos de bondade, caridade e simplicidade.
Tocai-nos com vossas forças, promovendo, assim, uma profunda limpeza espiritual para que removas, assim, todo o mal que nos ronda para que cures, então, as doenças do corpo e da alma.
Curai toda a nossa vida e livra ela de todas as coisas ruins que a possam, assim, afetar e nos desviar dos caminhos do bem.
Louvadas sejam todas as Santas Almas Benditas!
Assim seja!